MPlayer, KPlayer e w32codecs - reproduzindo arquivos multimídia no Linux

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
Com o trio MPlayer, KPlayer (reprodutores de áudio e vídeo) e w32codecs (pacote de codecs) você pode reproduzir praticamente qualquer formato de áudio e vídeo no Linux. Alguns dos formatos mais conhecidos suportados por esses programas incluem: aac, ac3, avi, mkv, mov, mp3, mp4, mpeg, ogg, ogm, qt, ra, rm, rmvb, wav, wma, wmv, além das mídias mais comuns (VCD, SVCD, DVD, etc.). Você aprenderá nesse tutorial a instalar, além desses três programas, a biblioteca libdvdcss, que permite ao MPlayer ler discos DVD encriptados.




A instalação do KPlayer é opcional. Na verdade ele é um frontend (uma espécie de interface gráfica que promove a comunicação do programa com o usuário) para o MPlayer. Eu recomendo a instalação do KPlayer para os usuários do KDE, pois eles terão um player que segue o design geral do ambiente gráfico. O MPlayer no entanto possui sua própria interface gráfica. Portanto, se você não utiliza KDE, ou se prefere a interface gráfica do MPlayer, você pode muito bem não instalar o KPlayer e usar o MPlayer como reprodutor para seus arquivos de áudio e vídeo.

1. Adicione o repositório do Debian Multimedia no arquivo "/etc/apt/sources.list" (lembre-se que você deve fazer isso como root):
deb http://ftp.br.debian.org/debian-multimedia stable main
Esse é o espelho (mirror) brasileiro do repositório do Debian Multimedia que contém os pacotes para a versão estável do Debian. A partir dele, nós instalaremos as versões estáveis mais atuais dos programas. Se você pretende utilizar outro repositório, veja mais opções no site Debian Multimedia Packages.

2. Agora, vamos obter a lista de pacotes desse repositório. Para isso, no terminal, devemos executar o comando:
# apt-get update
Se aparecer uma mensagem de erro igual à que apareceu no tutorial de instalação do Opera (eu vou acabar fazendo um artigo só pra explicar a solução dela, porque ela apareceu nos três artigos de instalação de programas que eu fiz até agora)
Lendo listas de pacotes... Pronto
W: GPG error: http://deb.opera.com lenny Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY F9A2F76A9D1A0061
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas
execute os dois comandos abaixo no terminal (lembrando que a sequência de caracteres que foi informada no erro - destacada em negrito no exemplo acima - deve ser igual à que você vai informar nos comandos a seguir) e solicite novamente a lista de pacotes (com o terceiro comando):
# gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv-key F9A2F76A9D1A0061

# gpg --armor --export F9A2F76A9D1A0061 | apt-key add -

# apt-get update
3. Agora que temos as listas de pacotes dos nossos repositórios atualizadas, podemos instalar os programas que desejamos. No terminal, execute o comando:
# apt-get install mplayer kplayer kplayer-doc libdvdcss w32codecs
ou, se você não quiser instalar o KPlayer,
# apt-get install mplayer libdvdcss w32codecs
Ao concluir a instalação, o KPlayer já estará disponível através do menu K. Para acessá-lo a partir daí, basta ir na categoria Multimídia e clicar em KPlayer.

As versões do MPlayer, do KPlayer e do w32codecs, no momento da elaboração desse tutorial, eram 1.0rc2, 0.6.3 e 20071007, respectivamente.

Fontes


0 comentários:

Postar um comentário