Autocorreção no BrOffice.org

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
Ao digitar um texto no BrOffice.org, você pode utilizar a autocorreção para que erros de digitação sejam corrigidos automaticamente, sem a sua intervenção. Tanto no OpenOffice.org quanto no BrOffice.org a autocorreção vem habilitada por padrão.

A versão atual do mecanismo de autocorreção do BrOffice.org contém mais de 12 mil itens. Além de corrigir os erros mais comuns de digitação (como, por exemplo, "asssim", "aconteçeu", "adevogado", "chuver", "abrasso", "ilário", e outros), a autocorreção do BrOffice.org também corrige vícios da Internet (como "vc", "pq", "mto", "qdo", "vlw", "tbm", "qquer", "flw", "blz"), usos incorretos da crase e também termos digitados de acordo com a antiga norma ortográfica, convertendo-os para sua nova grafia de acordo com o novo acordo ortográfico. Assim, ao digitar por exemplo "infra-estrutura", automaticamente o termo será alterado para "infraestrutura".

Se você possui instalada em seu computador a versão mais recente do BrOffice.org, possui também a versão mais recente da autocorreção, que vem embutida no instalador para Windows e nos pacotes para Linux tanto do OpenOffice.org quanto do BrOffice.org. Se você não possui a versão mais atual desses aplicativos, pode ser necessário atualizar o mecanismo de autocorreção.

Para isso, vá até o site do verificador ortográfico do BrOffice.org e baixe a versão mais recente da autocorreção (o arquivo "acor_pt-BR-207.zip). Descompacte o conteúdo desse arquivo e em seguida copie o arquivo "acor_pt-BR.dat" para a pasta "basis/share/autocorr", que se encontra dentro da pasta na qual o BrOffice.org está instalado (no Windows, essa pasta seria "C:/Arquivos de programas/BrOffice.org 3/basis/share/autocorr", e no Linux, "/opt/broffice.org3/basis/share/autocorr" ou "/usr/lib/openoffice3/basis/share/autocorr", para mais detalhes veja as dicas Instalação do OpenOffice.org e Instalação do BrOffice.org).

Após a instalação, é necessário ainda reiniciar o BrOffice.org para que a nova autocorreção entre em funcionamento. Se você estiver utilizando o BrOffice.org para Windows, você deve reiniciar inclusive o "Iniciador Rápido" que fica na barra de tarefas.

Além das configurações padrão, você pode estabelecer suas próprias correções que devem ser feitas automaticamente. Você pode fazer isso ao digitar um termo errado que não foi corrigido pela autocorreção do BrOffice.org. Para que ele seja corrigido das próximas vezes em que for digitado, clique com o botão direito sobre ele e, ao invés de clicar em uma das sugestões fornecidas pelo verificador ortográfico, clique em uma das opções de correção no submenu "Autocorreção":


A partir de agora, o termo digitado incorretamente será substituído pelo termo selecionado no submenu automaticamente toda vez em que ele for digitado.

Você também pode gerenciar quais correções são feitas automaticamente indo em "Ferramentas -> Opções da autocorreção":



Observe que também é possível ativar a autocorreção de um termo quando se está verificando a ortografia de todo o documento, como foi mostrado na dica VERO – O verificador ortográfico do BrOffice.org.

Fontes


0 comentários:

Postar um comentário