CoGrOO – Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice.org

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!

Tanto o OpenOffice.org quanto o BrOffice.org não incluem por padrão um corretor gramatical para a língua portuguesa, apenas o corretor ortográfico, oferecendo uma correção incompleta aos textos que são digitados utilizando-os. Enquanto o corretor ortográfico verifica a grafia das palavras, o corretor gramatical verifica as relações entre as palavras, sugerindo correções para frases que possivelmente não estejam construídas de acordo com as regras da gramática portuguesa.

O melhor corretor gramatical disponível para o BrOffice.org (e o único open-source) é o CoGrOO, sigla de "Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice.org", que foi originalmente desenvolvido pela FAPESP e atualmente encontra-se sob responsabilidade da USP. Ele já é capaz de detectar erros de colocação pronominal, concordância nominal, concordância verbal, uso de crase, regência nominal, regência verbal, erros comuns da língua portuguesa escrita, entre outros.

Por ser distribuído na forma de extensão, o CoGrOO pode ser facilmente acoplado ao BrOffice.org. Para isso, basta baixar a extensão do site do projeto e instalá-la seguindo os passos descritos na dica Instalando extensões no BrOffice.org.

É importante observar que a versão mais recente do CoGrOO requer que o OpenOffice.org ou o BrOffice.org na versão 3.0.1 ou superior e a máquina virtual Java estejam instalados. Para mais informações sobre como instalar ou atualizar o BrOffice.org e a máquina Java veja as dicas nas quais trato da instalação do OpenOffice.org e do BrOffice.org.

Você pode verificar o funcionamento do CoGrOO digitando uma frase que contenha algum erro gramatical, como, por exemplo, "O meninos saiu para passear" (obviamente, nesse caso o correto seria "O menino saiu para passear", ou ainda “Os meninos saíram para passear”). Observe que ao digitar essa frase no BrOffice.org o erro gramatical é grifado em azul e se você clicar com o botão direito em cima dele é informado o erro e sugerida a correção:


Lembrando que, para que isso aconteça, a verificação automática deve estar habilitada. Se isso não acontecer, verifique se o seguinte ícone está marcado na barra de ferramentas:


Após a instalação do CoGrOO, os erros gramaticais também passam a ser indicados quando é acionada a verificação de ortografia e gramática do BrOffice.org:


Durante a verificação de ortografia e gramática você também pode ver explicações detalhadas sobre o erro gramatical encontrado clicando no botão "Explicar".


Fontes


0 comentários:

Postar um comentário