Hifenização no BrOffice.org

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
Durante a digitação de um texto no BrOffice.org, por padrão não é feita a hifenização ou translineação – passagem de uma linha para a outra, ficando parte da palavra no final da linha e o restante da palavra no início da linha de baixo. Vejamos como ativar esse recurso no BrOffice.org.

Para ativar a hifenização durante a digitação de texto, selecione o parágrafo no qual deseja que as palavras sejam divididas ao chegar no final das linhas, clique com o botão direito sobre ele e no menu que aparece clique em "Parágrafo":


Na caixa de diálogo que aparece, vá até a aba "Fluxo do texto" e em "Hifenização" marque "Automaticamente":


Clique em OK para sair da caixa de diálogo e aplicar as alterações. Ao voltar para o texto, você perceberá que a translineação está sendo executada automaticamente pelo BrOffice.org:


Antigamente, a hifenização só era possível no BrOffice.org depois de instalado o DivSilab, componente responsável por determinar a divisão silábica das palavras. Posteriormente, o DivSilab foi incorporado ao verificador ortográfico, de modo que atualmente basta instalar o verificador ortográfico para que seja possível a hifenização.

Fontes


0 comentários:

Postar um comentário