Instalação do BrOffice.org

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
Nesta dica, você aprenderá a instalar o BrOffice.org no seu computador. Os sistemas operacionais abordados são Windows e Linux.


No site do BrOffice.org, além do instalador para Windows, estão disponíveis duas versões para Linux: uma empacotada na forma de pacotes .deb (destinados ao Debian, ao Ubuntu e distribuições derivadas destes) e outra na forma de pacotes .rpm (destinados ao Mandriva, ao Fedora e outros da família do Red Hat Linux). Os links para download são:


Lembre-se que os links disponibilizados acima são para fazer download da versão 3.2.0, que, no momento da elaboração desta dica, é a versão mais atual. Você pode verificar no site do BrOffice.org se a versão 3.2.0 no momento em que você está lendo esta dica ainda é a mais atual.

No Windows, o BrOffice.org é normalmente instalado dentro da pasta "C:/Arquivos de programas/BrOffice.org 3". Se você já possui o BrOffice.org instalado, pode facilmente atualizá-lo usando o próprio programa, indo em "Ajuda -> Verificar se há atualizações...". Pode ser necessário também instalar ou atualizar a máquina virtual Java a depender das funcionalidades que você utilize no BrOffice.org.

Os usuários de Linux podem instalar ou atualizar o BrOffice.org através dos pacotes disponibilizados para download no seu site ou através dos pacotes disponibilizados nos repositórios de pacotes das suas distribuições.

Você pode baixar e instalar os pacotes do site do BrOffice.org executando os comandos a seguir no terminal:

  • Instalação dos pacotes .deb:

$ wget ftp://linorg.usp.br/www.broffice.org/stable/3.2.0/BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz
$ tar -zxvf BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz
$ cd OOO320_m12_native_packed-1_pt-BR.9483/DEBS
# dpkg -i *.deb
$ cd desktop-integration
# dpkg -i broffice.org3.2-debian-menus_3.2-9472_all.deb

  • Instalação dos pacotes .rpm:

$ wget ftp://linorg.usp.br/www.broffice.org/stable/3.2.0/BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_install_pt-BR.tar.gz
$ tar -zxvf BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_install_pt-BR.tar.gz
$ cd OOO320_m12_native_packed-1_pt-BR.9483/RPMS
# rpm -Uvh *.rpm
$ cd desktop-integration
# rpm -Uvh broffice.org3.2-freedesktop-menus-3.2-9472.noarch.rpm

Quem usa Linux também pode facilmente instalar ou atualizar o BrOffice.org através dos repositórios de pacotes das suas distribuições. Usuários de Debian, Ubuntu e distribuições derivadas podem encontrar a versão mais recente do BrOffice.org nos repositórios oficiais do Debian Squeeze (atual testing). Se você utiliza outra distribuição que não seja uma destas, consulte a documentação da sua distribuição para saber como você pode instalar o BrOffice.org através de seus repositórios.

Para ter acesso aos repositórios do Debian Squeeze, basta acrescentar as seguintes linhas no arquivo "/etc/apt/sources.list":

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
deb http://ftp.br.debian.org/debian-security/ squeeze/updates main contrib non-free

Sempre antes de instalar ou atualizar programas devemos atualizar a lista de pacotes dos nossos repositórios. Para isso, execute o comando:

# apt-get update

Se você executou os comandos fornecidos na dica Instalação do OpenOffice.org e instalou o OpenOffice.org antes do BrOffice.org, basta executar o comando a seguir no terminal:

# apt-get install broffice.org

A instalação do BrOffice.org nesse caso não deve demorar, visto que o que o pacote broffice.org faz é basicamente converter os nomes OpenOffice.org em BrOffice.org dentro dos executáveis, da ajuda e dos atalhos no sistema.

Se você não instalou o OpenOffice.org previamente, não há problema. Você pode instalar o BrOffice.org executando o comando a seguir (para descrições dos pacotes, veja a dica Instalação do OpenOffice.org):

# apt-get install openoffice.org default-jre openclipart-openoffice.org openoffice.org-kde myspell-pt-br openoffice.org-help-pt-br openoffice.org-l10n-pt-br broffice.org

Executando esses comandos, você terá no Linux o BrOffice.org instalado na pasta "/opt/broffice.org3", se você o instalou a partir dos pacotes disponibilizados no seu site, ou na pasta "/usr/lib/openoffice3/", se você o instalou a partir dos pacotes disponibilizados no repositório do Debian Squeeze. É importante observar que a pasta onde é instalado o OpenOffice.org também pode variar de distribuição para distribuição.

Se após a instalação através dos repositórios do Debian Squeeze o idioma do BrOffice permanecer em inglês, abra o BrOffice e vá em "Tools -> Options...":


Em seguida, configure as opções de linguagem de acordo com a figura a seguir e clique em OK:


Finalmente, reinicie o BrOffice.org para que as alterações sejam aplicadas.


Fontes


0 comentários:

Postar um comentário