Instalação do OpenOffice.org

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
Nesta dica, você aprenderá a instalar o OpenOffice.org no seu computador. Os sistemas operacionais abordados são Windows e Linux.


No site do OpenOffice.org, além do instalador para Windows, estão disponíveis duas versões para Linux: uma empacotada na forma de pacotes .deb (destinados ao Debian, ao Ubuntu e distribuições derivadas destes) e outra na forma de pacotes .rpm (destinados ao Mandriva, ao Fedora e outros da família do Red Hat Linux).

Os links para download são:


Lembre-se que os links disponibilizados acima são para fazer download da versão 3.2.0, que, no momento da elaboração desta dica, é a versão mais atual. Você pode verificar no site do OpenOffice.org se a versão 3.2.0 no momento em que você está lendo esta dica ainda é a mais atual.

É importante observar também que oficialmente não há traduções para o português brasileiro disponibilizadas pela equipe do OpenOffice.org. Se você entrar no site do OpenOffice.org e clicar no link de download, será redirecionado para a página do BrOffice.org. Isso porque, como já sabemos, o BrOffice.org é a versão brasileira do OpenOffice.org. Então não é interessante que haja brasileiros utilizando o OpenOffice.org traduzido para o português em seus sistemas, apesar de que algumas distribuições Linux como o Debian, como veremos mais adiante, permitam isso.

No Windows, o OpenOffice.org é normalmente instalado dentro da pasta "C:\Arquivos de programas\OpenOffice.org 3". Se você já possui o OpenOffice.org instalado, pode facilmente atualizá-lo usando o próprio programa, indo em "Help -> Check for Updates...". Pode ser necessário também instalar ou atualizar a máquina virtual Java a depender das funcionalidades que você utilize no OpenOffice.org.

Os usuários de Linux podem instalar ou atualizar o OpenOffice.org através dos pacotes disponibilizados para download no seu site ou através dos pacotes disponibilizados nos repositórios de pacotes das suas distribuições.

Você pode baixar e instalar os pacotes do site do OpenOffice.org executando os comandos a seguir no terminal:

  • Instalação dos pacotes .deb:

$ wget http://download.services.openoffice.org/files/stable/3.2.0/OOo_3.2.0_LinuxIntel_install_en-US_deb.tar.gz
$ tar -zxvf OOo_3.2.0_LinuxIntel_install_en-US_deb.tar.gz
$ cd OOO320_m12_native_packed-1_en-US.9483/DEBS
# dpkg -i *.deb
$ cd desktop-integration
# dpkg -i openoffice.org3.2-debian-menus_3.2-9472_all.deb

  • Instalação dos pacotes .rpm:

$ wget http://download.services.openoffice.org/files/stable/3.2.0/OOo_3.2.0_LinuxIntel_install_en-US.tar.gz
$ tar -zxvf OOo_3.2.0_LinuxIntel_install_en-US.tar.gz
$ cd OOO320_m12_native_packed-1_en-US.9483/RPMS
# rpm -Uvh *.rpm
$ cd desktop-integration
# rpm -Uvh openoffice.org3.2-freedesktop-menus-3.2-9472.noarch.rpm

Quem usa Linux também pode facilmente instalar ou atualizar o OpenOffice.org através dos repositórios de pacotes das suas distribuições. Usuários de Debian, Ubuntu e distribuições derivadas podem encontrar a versão mais recente do OpenOffice.org nos repositórios oficiais do Debian Squeeze (atual testing). Se você utiliza outra distribuição que não seja uma destas, consulte a documentação da sua distribuição para saber como você pode instalar o OpenOffice.org através de seus repositórios.

Para ter acesso aos repositórios do Debian Squeeze, basta acrescentar as seguintes linhas no arquivo "/etc/apt/sources.list":

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
deb http://ftp.br.debian.org/debian-security/ squeeze/updates main contrib non-free

Sempre antes de instalar ou atualizar programas devemos atualizar a lista de pacotes dos nossos repositórios. Para isso, execute no terminal o comando:

# apt-get update

O OpenOffice.org puro pode ser instalado através comando:

# apt-get install openoffice.org

Com isso, você já possui no seu computador uma instalação funcional do OpenOffice.org. Essa instalação, no entanto, possui muito poucos recursos. Vamos instalar mais alguns pacotes que acrescentarão algumas funcionalidades ao OpenOffice.org: o default-jre, responsável pela máquina virtual Java, o openclipart-openoffice.org, responsável pela galeria de cliparts do OpenOffice.org, e o openoffice.org-kde, responsável pela integração com o ambiente gráfico KDE (usuários de GNOME podem instalar o pacote openoffice.org-gnome no lugar deste):

# apt-get install default-jre openclipart-openoffice.org openoffice.org-kde

Agora vamos instalar os pacotes que contém funcionalidades específicas para o idioma Português do Brasil: o myspell-pt-br, responsável pela correção ortográfica, o openoffice.org-help-pt-br, que traz a ajuda em português, e finalmente o openoffice.org-l10n-pt-br, que contém a tradução da interface gráfica para o português (lembrando que esta tradução não foi desenvolvida pela equipe do OpenOffice.org, mas pela equipe do Debian). Instalamo-os com o comando a seguir:

# apt-get install myspell-pt-br openoffice.org-help-pt-br openoffice.org-l10n-pt-br

Só a título de curiosidade, se alguém pretende escrever textos no Inglês dos Estados Unidos, deve instalar esses pacotes, que instalam funcionalidades para esse idioma:

# apt-get install hunspell-en-us openoffice.org-help-en-us openoffice.org-hyphenation-en-us openoffice.org-thesaurus-en-us

Observe que não há pacotes com hifenização (fornecida no comando acima pelo pacote openoffice.org-hyphenation-en-us) e dicionário de sinônimos (openoffice.org-thesaurus-en-us) para o idioma Português do Brasil nos repositórios do Debian. Esses recursos devem ser instalados manualmente através das extensões disponibilizadas no site do BrOffice.org.

Bem assim não há pacotes para todos os idiomas e também nem todos os idiomas apresentam todas as suas funcionalidades suportadas pela comunidade do Debian. Se você pretende escrever textos em outros idiomas que não os citados acima, você pode verificar na página de pacotes do Debian se há pacotes disponíveis para o idioma que você deseja utilizar.

Executando esses comandos, você terá no Linux o OpenOffice.org instalado na pasta "/opt/openoffice.org", se você o instalou a partir dos pacotes disponibilizados no seu site, ou na pasta "/usr/lib/openoffice3/", se você o instalou a partir dos pacotes disponibilizados no repositório do Debian Squeeze. É importante observar que a pasta onde é instalado o OpenOffice.org também pode variar de distribuição para distribuição.


Fontes


0 comentários:

Postar um comentário