Reduzindo o tamanho dos executáveis gerados pelo Lazarus

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
Um aplicativo criado no Lazarus com apenas um Form e nenhuma alteração feita em seu código-fonte possui um tamanho de em média 20 MB. Veja nessa dica como reduzir o tamanho dos executáveis compilados pelo Lazarus. Procedimentos testados no Lazarus versão 0.9.28.2, no Windows e Linux.



Há uma dica no Viva o Linux que ensina como reduzir o tamanho dos executáveis gerados pelo Lazarus. Essa dica, no entanto, ensina como utilizar uma ferramenta não-gráfica. Aqui, veremos como fazer isso pela própria IDE.

1. Abra o projeto cujo tamanho do executável compilado você deseja reduzir.

2. Abra o menu "Projeto" (Project) e clique em "Opções do Compilador..." (Compiler Options...).


3. Abra a aba "Código" (Code) e marque a opção "Vinculação inteligente (-CX)" (Smart Linkable (-CX)) em "Estilo de unidade" (Unit Style).


4. Abra agora a aba "Vinculando" (Linking) e desmarque todas as opções em "Depuração" (Debugging), exceto "Remover símbolos do executável (STRIP) (-Xs)" (Strip Symbols From Executable (-Xs)).

5. Ainda na aba "Vinculando" (Linking), em "Estilo de Vínculo" (Link Style), marque a opção "Vínculo inteligente (-XX)" (Link Smart (-XX)).


6. Clique em "Ok" e pronto.

Agora é só compilar o projeto e ver o tamanho do executável gerado. Isso já reduz bastante o tamanho dele. Se você quiser reduzir ainda mais, você pode tentar o seguinte (é importante observar que isso pode afetar o desempenho do programa compilado):

1. Com o projeto aberto, abra o menu "Projeto" (Project) e clique em "Opções do Compilador..." (Compiler Options...).

2. Abra a aba "Código" (Code) e marque a opção "menor em vez de mais rápido (-Os)" (smaller rather than faster (-Os)) em "Otimizações" (Optimizations).


3. Clique em "Ok" e pronto.

É importante observar que a execução deste último ajuste .

Fontes


1 comentários:

Antonio disse...

Dica publicada no Viva o Linux:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Reduzindo-o-tamanho-dos-executaveis-gerados-pelo-Lazarus-(via-IDE)

Postar um comentário