Instalação de drivers proprietários no Kubuntu

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
A instalação de drivers proprietários no Kubuntu, como os drivers de vídeo da NVIDIA e ATI, é feita de forma bastante fácil através do Jockey, um utilitário em Python que se encarrega de buscar, baixar e instalar drivers para os dispositivos do sistema. Nesta dica, você verá como utilizá-lo. Verá também instruções para instalar o driver da NVIDIA através do terminal.

Instalação de drivers proprietários no KDE


Se o ambiente gráfico iniciou corretamente no seu computador, abra o menu K, clique em Aplicativos (Applications), em seguida em Sistema (System) e finalmente em Additional Drivers.


O Jockey é então iniciado. Ele verificará se existem drivers proprietários para os dispositivos instalados no seu computador e listará esses drivers:


Selecione o driver que deseja instalar (de preferência, instale o recomendado pelo Jockey) e clique em Activate. O Jockey se encarregará de baixar e instalar o driver. Ao fim da instalação, ele pedirá para reiniciar o computador, o que deve ser feito de preferência.

Instalação do driver da NVIDIA pelo terminal


Se você preferir utilizar o terminal, verifique primeiramente se possui acesso aos pacotes restritos do repositório oficial do Ubuntu. Para isso, abra o arquivo "/etc/apt/sources.list" no seu editor favorito:



Adicione as linhas a seguir, caso elas não constem nesse arquivo:



Salve o arquivo e saia do editor. De volta ao terminal, execute os seguintes comandos para atualizar a lista de pacotes dos repositórios e instalar o driver mais recente da NVIDIA:



Execute o seguinte comando para atualizar a configuração do X.Org:



Agora você pode iniciar o ambiente gráfico:



Se preferir, ao invés de iniciar o ambiente gráfico, reinicie o computador para que ele entre no ambiente gráfico automaticamente ao reiniciar:



Resolvendo problemas no Kubuntu 10.10 64 bits


A motivação para eu escrever esta dica veio de um problema que enfrentei durante a instalação do Kubuntu 10.10 64 bits no meu computador. Primeiramente, eu não consegui utilizar o LiveCD do Kubuntu 10.10 64 bits no meu computador. Baixei o Alternative CD e instalei o sistema pelo modo texto, achando que, com isso, conseguiria acessar o terminal, instalar o driver da minha placa de vídeo e iniciar o ambiente gráfico. Terminada a instalação e reiniciado o computador, não consegui entrar nem no terminal. Felizmente, com um pouco de criatividade consegui resolver o problema.

Não tenho certeza se serve para todos os computadores, mas descrevo a seguir o procedimento que eu executei no meu computador.

Insira o LiveCD do Kubuntu no leitor de CD do seu computador e inicie o sistema por ele. Quando aparecer a tela de boot do GRUB, mostrada na imagem a seguir, aperte F6:


Desabilite o que for possível, como mostra a imagem a seguir:


Pressione ESC, selecione "Start Kubuntu" e pressione Enter. Deverá ser iniciado um ambiente de terminal:


O Kubuntu no meu computador foi instalado na partição /dev/sda3. Vou utilizá-la como exemplo. Nos comandos a seguir, lembre-se de substituir essa partição pela equivalente no seu computador. Prosseguindo, vamos entrar nele através do chroot (esse procedimento já foi executado em outra dica, portanto, se precisar de maiores explicações, visite-a):



Instale o driver da NVIDIA pelo terminal executando os comandos descritos anteriormente, mas não inicie o ambiente gráfico. Ao invés disso, no final da instalação, deixe o chroot, desmonte as pastas que foram montadas, e reinicie o computador:



Ao reiniciar o computador, o ambiente gráfico deve iniciar automaticamente, como aconteceu aqui.

Um abraço a todos e até a próxima.

Fontes


1 comentários:

Antonio disse...

Dica publicada no Viva o Linux

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalacao-de-drivers-proprietarios-no-Kubuntu/

Postar um comentário