Restaurando o GRUB após a instalação de outro sistema operacional

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
No seu disco rígido estão instalados dois ou mais sistemas operacionais em dual boot? Na hora de instalar (ou reinstalar) um deles o menu de boot do GRUB sumiu? Veja nessa dica como recuperá-lo através de um LiveCD.

Os passos aqui apresentados foram executados em um computador com Windows 7 e Kubuntu 10.10 em dual boot com GRUB 2.0 instalado no disco rígido, mas os mesmos devem servir para outras distribuições Linux (como Ubuntu, por exemplo), mesmo que a versão do GRUB nelas instalada não seja a 2.0 (como Debian ou Kurumin). Para executá-los, você precisará iniciar um sistema Linux a partir de um LiveCD, que não precisa necessariamente ser da mesma distribuição instalada no computador. Após iniciá-lo, abra o terminal.

Primeiramente, devemos saber em qual partição do disco rígido está instalado o Linux. Se você não souber qual é a partição, este comando pode ajudá-lo:



Ele deve retornar informações sobre os discos e suas partições. No meu computador, ele retornou isto:



Como você pode ver, o Linux está instalado na partição /dev/sda3. Vou utilizá-la como exemplo. Nos comandos a seguir, lembre-se de substituir essa partição pela equivalente no seu computador. Prosseguindo, vamos montá-la:



Para que possamos "entrar" nela através do chroot, vamos "emprestar" alguns recursos do nosso sistema para o sistema nela instalado (observe que já fizemos isso em outro artigo publicado aqui no blog do AvmLinux). Faremos isso através dos comandos a seguir:



Finalmente, entramos no sistema que está instalado na partição:



O comando a seguir é na verdade opcional, mas garante que a lista de sistemas operacionais oferecidos pelo GRUB na hora do boot esteja atualizada. Eu o executei aqui no meu computador.



Ele procura por sistemas operacionais no disco rígido, gera o arquivo de configuração do GRUB e retorna uma mensagem dizendo que a operação foi concluída com sucesso:



Podemos então finalmente instalar o GRUB no disco rígido. Para isso, execute o seguinte comando (lembre-se de substituir /dev/sda pelo seu disco rígido):



Se ele retornar a seguinte mensagem, tudo ocorreu perfeitamente:



Agora tudo o que temos que fazer é sair do sistema operacional instalado no disco rígido, desmontar as pastas que montamos anteriormente e reiniciar o computador. Tudo isso pode ser feito através dos seguintes comandos:



Há outra solução ainda mais prática apresentada na wiki do Ubuntu, que não abordarei aqui por não ter testado a execução desses comandos nem saber sua compatibilidade com as distribuições anteriormente citadas. No entanto, amostro a seguir quais seriam os comandos que provavelmente eu usaria no meu computador para restaurar o GRUB, segundo essa solução.



Um abraço a todos e até a próxima.

Fontes


1 comentários:

Antonio disse...

Dica publicada no Viva o Linux:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Restaurando-o-GRUB-apos-a-instalacao-de-outro-sistema-operacional/

Postar um comentário