Atualize o seu link! O blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!

Comparação entre o BrOffice.org e o Microsoft Office

Essa semana eu recebi um e-mail de um usuário do Viva o Linux perguntando-me quais eram as vantagens e desvantagens do BrOffice.org em relação ao Microsoft Office. Estava sem tempo para responder o e-mail, mas acabei me empolgando ao redigí-lo e quando dei por conta o texto estava enorme. Achei muito interessante fazer essa comparação, por isso estou publicando-a aqui.

Faça um comentário

Incrementando o visual do KDE 4

Desde o lançamento da sua primeira versão em 1998, o KDE passou por diversos melhoramentos. A versão 4.5.1, distribuída com o Kubuntu 10.10 impressiona em termos de visual, funcionalidade e estabilidade mesmo àqueles que criticaram o projeto quando do lançamento do KDE 4. Confira neste artigo como você pode personalizar a aparência do seu ambiente gráfico e sugestões para um elegante visual.

Veja os comentários (1 comentário)

Instalação de drivers proprietários no Kubuntu

A instalação de drivers proprietários no Kubuntu, como os drivers de vídeo da NVIDIA e ATI, é feita de forma bastante fácil através do Jockey, um utilitário em Python que se encarrega de buscar, baixar e instalar drivers para os dispositivos do sistema. Nesta dica, você verá como utilizá-lo. Verá também instruções para instalar o driver da NVIDIA através do terminal.

Veja os comentários (1 comentário)

Convertendo imagens PNG em imagens BMP utilizando PHP

Queria utilizar o pacote de ícones Oxygen, o pacote de ícones padrão do KDE 4, no programa que estou desenvolvendo como trabalho de conclusão de curso, mas me esbarrei em um problema: o Delphi 7 não importa arquivos PNG para os ícones dos botões. A solução: pesquisando na Internet, desenvolvi um script em PHP para converter arquivos PNG em arquivos BMP e o utilizei para converter todos os ícones do pacote. Aqui venho mostrá-los minha invenção. As páginas que utilizei como referência aparecem nos comentários.

Veja os comentários (1 comentário)

Restaurando o GRUB após a instalação de outro sistema operacional

No seu disco rígido estão instalados dois ou mais sistemas operacionais em dual boot? Na hora de instalar (ou reinstalar) um deles o menu de boot do GRUB sumiu? Veja nessa dica como recuperá-lo através de um LiveCD.

Veja os comentários (1 comentário)

Reduzindo o tamanho dos executáveis gerados pelo Lazarus

Um aplicativo criado no Lazarus com apenas um Form e nenhuma alteração feita em seu código-fonte possui um tamanho de em média 20 MB. Veja nessa dica como reduzir o tamanho dos executáveis compilados pelo Lazarus. Procedimentos testados no Lazarus versão 0.9.28.2, no Windows e Linux.

Veja os comentários (1 comentário)

Instalação do MediaWiki em uma Project web do SourceForge

O SourceForge disponibiliza uma wiki pré-instalada para os projetos de seus usuários, porém ela é um tanto limitada de recursos. Eu decidi fazer minha própria instalação do MediaWiki na Project web do AvmLinux. Foi um pouco difícil, mas eu consegui. Por isso escrevo esse tutorial com o passo-a-passo completo para os que tiverem seus projetos no SourceForge e decidirem fazer o mesmo.

Veja os comentários (1 comentário)

Exibindo um splash durante o boot com Splashy

Dando continuidade às minhas pesquisas sobre a criação de LiveCDs, decidi seguir a sequência do boot e pesquisar o componente que seria exibido para o usuário logo após o gerenciador de boot: o splash ("tela de carregamento"). Há no Linux diversos programas que podem ser utilizados para tal finalidade, entre eles o Splashy, cujas instalação, configuração e personalização trataremos nesse artigo.

Veja os comentários (2 comentários)

Especial BrOffice.org


Aproveitando a realização do IV EnBrO (IV Encontro Nacional do BrOffice.org), que ocorreu nos dias 15 e 16 de abril, e os quase 10 anos de existência do OpenOffice.org, decidi tratar dele e da sua versão brasileira nos artigos e dicas do blog do AvmLinux. Aqui você conhecerá o OpenOffice.org e o BrOffice.org, saberá um pouco de suas histórias, aprenderá como instalá-los em seu computador e verá ainda algumas dicas de como utilizá-los de forma a aumentar a sua produtividade no computador.

Clique nos links a seguir para ver os artigos e dicas do especial:

Apresentando o OpenOffice.org

Instalação do OpenOffice.org

Instalação do BrOffice.org

Instalando extensões no BrOffice.org

VERO – o verificador ortográfico do BrOffice.org

Autocorreção no BrOffice.org

Hifenização no BrOffice.org

DicSin – O dicionário de sinônimos do BrOffice.org

Dicionários temáticos no BrOffice.org

CoGrOO – Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice.org


Não deixe de conferir também a dica Retrato e paisagem no mesmo documento, já publicada aqui no blog do AvmLinux antes desse especial.

Veja os comentários (1 comentário)

Apresentando o OpenOffice.org e o BrOffice.org

O OpenOffice.org é uma das melhores (senão a melhor das) suítes de escritório abertas existentes. Com ele é possível fazer textos, planilhas de cálculos, apresentações, desenhos, bases de dados e muito mais. O OpenOffice.org está disponível em vários idiomas e pode ser instalado em praticamente qualquer computador, pois apresenta versões para os sistemas operacionais mais utilizados (Windows, Mac OS, Linux e Solaris), e suporta os formatos de arquivo das suítes de escritório mais comuns no mercado, com a vantagem de ser gratuito e aberto.


No Brasil, não se fala em OpenOffice.org, mas em BrOffice.org, que é a versão nacional do OpenOffice.org. Ele apresenta as mesmas características e funcionalidades do OpenOffice.org. As diferenças básicas consistem no nome, no logotipo e em alguns incrementos que são feitos para tornar a suíte de escritório mais próxima da realidade dos usuários brasileiros. O Brasil é o único país do mundo no qual o OpenOffice.org recebe uma denominação especial, e ainda neste artigo você saberá por quê.

Faça um comentário