VERO – o verificador ortográfico do BrOffice.org

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!

Ao usar o OpenOffice.org (ou mesmo o BrOffice.org) que vem incluído na maioria das distribuições, um problema comum é o dicionário ortográfico, que se encontra incompleto, desatualizado ou mesmo ausente, em algumas distribuições.

A boa notícia é que o dicionário ortográfico da língua portuguesa, chamado pela equipe do BrOffice.org de VERO (a sigla vem de "verificador ortográfico"), pode ser facilmente instalado, pois é distribuído na forma de uma extensão do BrOffice.org. Tudo que você deve fazer, portanto, é baixá-lo do site do BrOffice.org e instalá-lo através do Gerenciador de extensões, como foi mostrado na dica Instalando extensões no BrOffice.org.

Para verificar se a verificação ortográfica está funcionando corretamente, experimente abrir um novo arquivo e digitar uma palavra errada de propósito, como, por exemplo, "auto-explicativo", que, pelo novo acordo ortográfico, se escreve "autoexplicativo". Veja o que acontece:


Observe que para que isso aconteça, a verificação automática deve estar habilitada. Se isso não acontecer, verifique se o seguinte ícone está marcado na barra de ferramentas:


Se você clicar com o botão direito na palavra escrita de forma errada, o BrOffice.org exibirá sugestões para a grafia correta daquela palavra:


Diante de um termo desconhecido, o verificador ortográfico oferece um leque de alternativas. Geralmente a opção correta está entre as primeiras sugestões. Como última alternativa, é sugerida a digitação da palavra em duas outras válidas.

Após a digitação de um texto em que são encontrados vários erros ortográficos, você não necessita clicar com o botão direito em cada erro de ortografia para realizar sua correção. Você pode acionar a verificação de ortografia e gramática do BrOffice.org através do seu ícone na barra de ferramentas, que fica do lado do ícone que habilita a verificação automática:


Você também pode iniciar a verificação de ortografia e gramática do BrOffice.org indo em "Ferramentas -> Ortografia e gramática...":



Fontes


0 comentários:

Postar um comentário