Retrato e paisagem no mesmo documento

Atenção: o blog do AvmLinux foi movido para http://www.avmlinux.org/!
Experimente ler esse mesmo post no novo endereço!
Quem não já quis em um só documento colocar páginas em retrato e páginas em paisagem e acabou tendo que salvar arquivos diferentes porque não sabia como fazer isso?

Hoje eu estava fazendo meu trabalho de matemática quando procurei na Internet alguma dica para colocar dentro de um mesmo documento páginas com orientação retrato (famosas "páginas em pés") e páginas com orientação paisagem ("páginas deitadas"). Achei uma no blog Tecnoinfo e vou compartilhar agora aqui com vocês.

No meu caso, como o que eu fiz foi colocar uma página paisagem depois de uma página retrato, eu vou usar essa ordem na descrição dos passos, mas vocês podem alterar os passos conforme a necessidade de vocês.

1. Posicione o cursor de texto no final da página retrato após a qual você deseja inserir uma página paisagem.

2. Vá no menu "Inserir" e clique em "Quebra manual...".


3. Em "Tipo", selecione "Quebra de página".

4. Em "Estilo", selecione "Paisagem".

5. Clique em "OK".


Pronto! É inserida uma nova página com a orientação paisagem.


Observe que as páginas seguintes terão essa mesma orientação. Se você quiser retornar à orientação retrato depois, é só repetir o procedimento fazendo as alterações necessárias.

Isso que acabei de explicar no entanto é algo ainda muito simples. É possível configurar muito mais coisas além disso (como, por exemplo, aplicar a orientação paisagem à página seguinte e as restantes virem orientadas como retrato), mas não é meu intuito aqui explicar essas opções porque eu teria que entrar em detalhes sobre estilos. Você pode obter mais informações procurando por estilo de página na ajuda do BrOffice.

A propósito, a versão do BrOffice que eu usei aqui foi a 3.2.0, mas acredito que em outras versões os passos sejam parecidos.

Um abraço a todos e boa diversão escrevendo seus documentos.

1 comentários:

Antonio disse...

Atualização: essa dica foi originalmente executada na versão 3.1.0 do BrOffice.org.

Hoje os passos foram reexecutados sem alterações na versão 3.2.0. As telas foram gravadas e adicionadas ao passo a passo.

Postar um comentário